8 de ago. de 2014

Qual profissão escolher?







Quem nunca se perguntou isso? É uma pergunta perfeitamente normal até importante, principalmente para um jovem. Para alguns essa escolha é fácil e rápida, para outros pode ser uma tortura. Muitos acham que não possuem dom pra nada, pensamento que certamente está errado. Todos nós temos dons em alguma área. Definir qual carreira seguir vai muito além, devemos ter em mente o que nós gostamos de fazer. O que você está disposto a fazer praticamente todos os dias para o resto de sua vida? Se a resposta é: “não importa, o que eu quero é ganhar dinheiro!” tome cuidado, pode ser um tiro no pé.





Fazendo um calculo rápido: dizem que passamos 30% de nossas vidas dormindo, que seria dormir umas oito horas em média por dia, quase 24 anos de soneca. Muitos trabalham mais de 8 horas por dia (se você trabalha menos de 8 horas por dia considere-se com sorte), contando o tempo que se leva ao se deslocar para o trabalho, as idas e vindas, que sabemos que normalmente demora mais do que gostaríamos, por causa de engarrafamentos, ou até mesmo a longa distancia da sua casa do seu trabalho. O tempo trabalhando pode passar de 50% da sua vida adulta (não vou entrar em detalhes nos cálculos para não desanimar ninguém). 30% dormindo + uns 50% trabalhando, quanto sobra? Por isso é fundamental fazer a escolha certa de qual carreira seguir. Imagina ficar todo esse tempo fazendo uma coisa que não gosta?


É importante buscar um bom salário, querer uma vida boa e confortável, mas se você não tiver tempo ou qualidade de vida para aproveitar todo esse dinheiro que rala tanto para conseguir, que vantagem tem. O ideal é você unir o bom salário com o que você realmente gosta o que te faz se sentir vivo. Eu sou a favor de trabalhar para viver, não viver para trabalhar. Busque uma profissão que te fará bem, não uma que você vai ganhar muito dinheiro, mas toda manhã quando acordar para ir trabalhar vai se sentir indo para o abate. Faça o que gosta, ou no mínimo goste da profissão. Claro que a empresa que você trabalha, ou ambiente entre os funcionários são alguns fatores que mesmo se você tiver na área certa pode te fazer desanimar, mas sobre isso vamos falar em outro momento.






Busque seus sonhos!



Coragem! Sei que é difícil, trabalhoso, dependendo pode ser até perigoso a nível profissional, mas não deixe de correr atrás dele. Não precisa largar seu trabalho atual para correr loucamente em busca dos seus sonhos, ache um tempo para se dedicar a ele, construa-o, tenha paciência. Se você tem um sonho acredito que só será completamente realizado(a) quando alcança-lo. Ter um objetivo na vida pode fazer a diferença quanto à qualidade dela.




Você ainda não sabe o que vai ser quando crescer?


Ninguém pode escolher por você, ou pelo menos não deveria. Fazer um teste vocacional pode ajudar, mas procure uma profissão que se identifique, quando achar pesquise tudo sobre ela, a média de salário, o que realmente faz o profissional, a área de atuação, se é uma carreira que vale a pena investir, se tem mercado de trabalho. Pense bem e não tenha medo de tentar.


Boa sorte!






Leia também nossos folhetins online



Aqui você escolhe o rumo da história







0 comentários:

Postar um comentário